sexta-feira, 19 de abril de 2013

Biologia - Reino Plantae


Reino Plantae


O Reino Plantae é o grupo de organismos eucariontes, multicelulares e fotossintetizantes com tecidos verdadeiros. São também conhecidos por metáfitas. Esse reino compreende as plantas, desde as briófitas até as plantas que produzem frutos (angiospermas).

As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres - são autotróficas (produzem o próprio alimento pelo processo da fotossíntese).

Acredita-se que as plantas tenham surgido a partir de um grupo ancestral de algas verdes, pois existem várias características que as aproximam, como a presença de parede celular composta principalmente de celulose e a existência de clorofilas a e b nos cloroplastos. 

Há cerca de 500 milhões de anos, as plantas iniciaram a ocupação do ambiente terrestre. Este ambiente oferece às plantas vantagens como: maior facilidade na captação da luz e facilidade da troca de gases, devido à maior concentração de gás carbônico e gás oxigênio na atmosfera.

Características que se mantiveram por seleção natural:

*Camada de células estéreis envolvendo e protegendo os gametângios; o gametângio masculino chama-se anterídio e o feminino, arquegônio.

*Retenção do zigoto e dos estágios iniciais de desenvolvimento embrionário dentro do arquegônio, conferindo grande proteção ao embrião. 

Por reterem os embriões em seus corpos, as plantas são chamadas embriófitas. 

O cladograma a seguir esquematiza resumidamente alguns passos da evolução das plantas:



Mas e quanto a presença da água, tão necessária à vida?

No ambiente terrestre a quantidade de água sob a forma líquida é bem menor e também que a maior parte dela está acumulada no interior do solo. 

Como, então, as plantas sobrevivem no ambiente terrestre?

Elas apresentam adaptações, por exemplo, estruturas que permitem a absorção de água e outras estruturas que impedem a perda excessiva da água. Devemos lembrar que alguns grupos de plantas continuaram sobrevivendo em ambiente aquático.

As plantas têm sido divididas em dois grandes grupos: 

*criptógamas: plantas que têm as estruturas reprodutoras pouco evidentes. Ex.: musgos e samambaias;

*fanerógamas: plantas que possuem estruturas reprodutoras bem visíveis. Todas desenvolvem sementes espermatófitas. Ex.: pinheiros, mangueiras, roseiras e coqueiros.

As criptógamas dividem-se em dois grupos:

*briófitas: criptógamas que não apresentam xilema e floema, tecidos verdadeiros e especializados, respectivamente, para o transporte de seiva bruta e elaborada; são plantas de pequeno porte. Ex.: musgos e hepáticas;

*pteridófitas: criptógamas que têm xilema e floema. Ex.: samambaias e avencas. 
Por apresentarem xilema e floema, as pteridófitas e todas as fanerógamas são chamadas plantas vasculares ou traqueófitas; já as briófitas, que não têm esses tecidos, são chamadas atraqueófitas. 

As fanerógamas também são divididas em dois grupos:

*gimnospermas: têm sementes, mas não formam frutos. Suas sementes são chamadas “nuas”, pois não estão abrigadas no interior de frutos. Ex.: pinheiro-do-paraná;

*angiospermas: apresentam sementes abrigadas no interior de frutos. Os frutos são resultantes do desenvolvimento do ovário da flor. Ex.: mangueira, figueira, laranjeira. 

Briófitas 

As briófitas apresentam características de transição do ambiente aquático para o terrestre, onde os organismos enfrentam alguns problemas, entre eles a redução da quantidade de água disponível.

As briófitas não possuem raízes e a absorção de água ocorre diretamente através da superfície do corpo do gametófito em contato com o substrato, fixo por meio de estruturas denominadas rizoides. Dentro do corpo, a água é transportada de forma lenta, limitando o tamanho das briófitas; a maioria delas não ultrapassa 20 cm.

Assim, essas plantas são mais comuns em ambientes úmidos e sombreados, ocorrendo em abundância nas florestas tropicais e temperadas. 

Outra característica das briófitas que marca a dependência em relação à água é a presença de gametas masculinos flagelados. Gametas flagelados deslocam-se de modo eficiente em meio líquido. No ambiente terrestre, há necessidade de gotas de orvalho ou de chuva para que eles cheguem até os gametas feminino, que são imóveis. 

Na maioria das gimnospermas e nas angiospermas, entretanto eles não são flagelados e são chamados de células espermáticas. 

Existem espécies que vivem em água doce, espécies encontradas na zona de borrifos da água do mar em costões rochosos, espécies que podem ser encontradas em desertos e regiões secas e quentes, ou até em regiões muito frias, como o Ártico e a Antártida. Algumas espécies de briófitas são muito sensíveis à poluição e a ausência delas indica má qualidade do ar. 

O termo briófita se refere na verdade a três filos distintos de plantas: 

Hepáticas (Filo Hepatophyta)

No grupo das hepáticas os gametófitos têm corpo achatado ou folhoso, e se fixam ao solo por meio de rizoides. Ex.: gênero Marchantia.

Há espécies que retornam secundariamente para o ambiente aquático. 

Ex.: indivíduos de Ricciocarpus natans – hepática que flutua em água doce pouco movimentada;

Antóceros (Filo Anthocerophyta)

Nesse grupo o gamerófito apresenta corpo multilobado e o esporófito é alongado.

Musgos (Filo Bryofhyta)

Além de rizoides, os gametófitos geralmente possuem cauloide, de onde partem os filoides. Ex.: gênero Sphagnum

Pteridófitas

O surgimento de traqueídes foi fundamental para a evolução das plantas de maior porte: as traqueófitas. 

A traqueíde é o principal tipo de célula responsável pela condução de seiva bruta nas plantas vasculares verdadeiras. 

O surgimento do xilema também colaborou para a sustentação do corpo das traqueófitas. 

Além do xilema, surgiu o floema, tecido responsável pelo transporte de seiva elaborada. A existência desses vasos verdadeiros possibilitou o transporte rápido de água e sais minerais até as folhas, e de seiva elaborada das folhas para as demais partes da planta, propiciando a existência de plantas maiores. 

Nesses organismos, os gametófitos são reduzidos e os esporófitos são a fase predominante do ciclo da vida. Nos esporófitos, os esporângios podem ficar reunidos em estruturas especiais chamados soros ou então estróbilos. 

As plantas coletivamente chamadas pteridófitas são atualmente classificadas em dois filos: 

Pteridophyta e Lycopodiophyta (selaginelas)

*Filo Pterophyta: agrupa as samambaias e avencas, que são plantas comuns em regiões tropicais; 

Recentemente, foram incluídos no filo Pterophyta dois outros grupos que eram considerados em filos separados:

- as psilófitas: Ex.: Psilotum; Seu esporófito apresenta corpo verde ramificado, sem folhas, e os esporos são produzidos em esporângios geralmente reunidos em grupos de três na extremidade de ramos laterais curtos;

-as cavalinhas, com um só gênero, Equisetum; seus esporófitos são facilmente reconhecíveis, pois têm corpo ereto com gomos onde estaõ as folhas pequenas em forama de escamas.

*Filo Lycopodiaphyta: agrupa os gêneros Lycopodium e Selaginella; As espécies de Selaginella são chamadas de plantas revivescentes, pois só se reproduzem quando há aumento na umidade do ar ou em épocas de chuva. 

Ciclo de vida nas pteridófitas

No ciclo de vida das peteridófitas podemos notar, dependendo da espécie, duas condições distintas:

*Os esporófitos produzem por meiose esporos de um único tipo, cada esporo dá origem a um único tipo de gaetófito, que vai desenvolver tanto gametângios femininos quanto masculinos.

*Os esporófitos produzem por meiose dois tipos distintos de esporos, falando-se em heterosporia: um grande chamado magásporo e outro pequeno, chamado micrósporo. O megásporo dá origem ao gametófito feminino e o micrósporo, ao gametófito masculino. Ocorre o desenvolvimento endospórico do gametófito. 

Gimnospermas

As gimnospermas foram as primeiras a apresentar adaptações que permitiram a independância da água para a reprodução sexuada. Nesse grupo surgiram os grãos de pólen, estruturas que contêm o gametófito masculino imaturo protegido por um envoltório resistente. Assim protegidos, esses gametófitos são transportados pelo vento e, ao entrarem em contato com o gametófito feminino, germinam, formando o tubo polínico. Sua semente é nua, não fica protegida no interior do fruto. 

Na flora há quatro filos de gimnospermas. 

*Filo Cycadophyta: são as cicas, ocorrem em regiões tropicais e subtropicais. São plantas grandes; possuem um tronco distinto, coberto pelas bases das folhas que caíram. São tóxicas, possuindo neurotoxinas, e até mesmo compostos que causam câncer. 

*Filo Ginkgophyta: representado apenas pela espécie Ginkgo biloba, pode chegar até 30 metros. São plantas de sexos separados, não formando estróbilos típicos. 

*Filo Gnetophyta: representado por trêes gêneros atuais, Gnetum, Ephedra e Welwitschia. 

*Filo Coniferophyta: muito comuns em regiões temperadas. Representados pelos pinheiros e sequoias. São árvores grandes e longevas, como é o caso da Sequoiadendron.

Angiospermas

As angiospermas derivaram de um grupo de gimnospermas e os eventos evolutivos que surgiram. Elas também apresentam grãos de pólen, tubo polínico, óvulos e sementes; entretanto, na linhagem da angiospermas, surgiram outras estruturas de proteção do óvulo e da semente: os ovários e os frutos. 

Após a fecundação, os óvulos dão origem às sementes, e os ovários formam os frutos, que dão maior proteção às sementes e contribuem para a sua dispersão. 

As angiospermas também são fanerógramas; nesse grupo essas estruturas são as flores. Nesse caso a polinização ocorre pelo vento, e também por animais, como insetos, pássaros e morcegos. 

O surgimento dos frutos protegendo ainda mais as sementes foi eficiente na dispersão dessas plantas. 

Atualmente, as angiospermas correspondem ao grupo de plantas com maior diversidade: cerca de 235 000 espécies. Elas são classificadas no filo Anthopyta (do grego: ánthos=flor).

Ex.: mangueiras, coqueiros, laranjeiras, bananeiras etc. 

Desenho esquemático de uma flor completa, indicando os seus componentes. 




Exercícios

1- Qual foi a sequência evolutiva dos vegetais?
R.: Algas Verdes (1°) > Briófitas (2°) e Peteridófitas (3°) > Gimnospermas (4°) e Angiospermas(5°).

2 - Cite um ponto em como que os animais e fungos tem com as plantas. 
R.: são seres pluricelulares e eucariontes.

3 - Quais vantagens o ambiente terrestre oferece para as plantas?
R.: maior facilidade na captão da luz e facilidade da troca de gases.

4 - Quais são os filos das plantas chamadas pteridófitas?
R.: Pteridophyta e Lycopodiophyta. 

5 - Quais os principais componentes de uma flor?
R.: estigma, estilete, estame, pétala, sépala, ovário, receptáculo e pedúnculo. 


Bibliografia

FLAVIOEHEDRANBIOIFES. Botulismo. 2011. Anais eletrônico. Em: < http  : / / flavioehedranbioifes .wordpress . com / >. Acesso em 19 de abril. 2013.


SÓBIOLOGIA. Reino Protista. Anais eletrônico. em: < http : / / www . sobiologia . com . br / conteudos / Reinos / bioprotista . php >. Acesso em 19 de abril. 2013.


LOPES, Sônia. ROSSO, Sergio. Bio. Vol 3. Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2010.


Colaboração de Richard Augusto Barbosa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário